3 dicas para montar um guia de estudo para o Agilista!

3 dicas para montar um guia de estudo para o Agilista!

Sabemos que as empresas estão cada vez mais buscando profissionais Agilista não só para implantar as metodologias ágeis. Os Agilistas não são apenas responsáveis ​​por organizar uma equipe ágil; eles também ajudam a empresa a adotar a agilidade como uma mudança cultural.

Por conta disso, o profissional que promove essa mudança ágil (o Agilista) precisa estar preparado e se manter sempre atualizado. A melhor forma de se fazer isso, é estudar e sempre aprimorar a maneira com que se estuda e consome conhecimento.

Nesse artigo, vamos trazer algumas técnicas e levantar alguns pontos importantes sobre o assunto!

Por que estudar sempre?

Uma das coisas mais importantes para um Agilista é sempre trabalhar seu plano de carreira, ou seja, estudar e se manter atualizado. Um estudo da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) aponta que estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a nossa capacidade de aprender. Quanto mais estudamos e exercitamos o cérebro, mais protegido ele estará de doenças de degeneração, como o mal de Alzheimer, por exemplo

3 dicas para montar um guia de estudos:

1- Estude por áreas de conhecimento:

Postamos recentemente um artigo em nosso blog que tratava das “5 áreas de conhecimento que todo Agilista precisa dominar” (inserir o link). Pois bem, para ser um Agilista competente é importante ter embasamento e conhecer as áreas. Recomendamos que foque uma por vez e se dedique a ela antes de começar a próxima.

2- Aprenda técnicas de estudo:

Você vai se deparar com muitos livros, artigos e materiais para estudar. Isso se dá graças à facilidade de acesso. O problema é justamente ter muitos materiais para estudar e pouco tempo para fazer isso. Por isso, técnicas como ‘skimming’ (fazer uma leitura superficial no texto) vão te ajudar nessa jornada.

3- Faça acompanhamento de seu desempenho:

Seu plano de estudo precisa ser avaliado regularmente, pois é preciso saber se está sendo eficaz no seu progresso. Ele deve ser seguido com muita atenção e cuidado. Lembre-se de que é algo seu, para o seu perfil de estudo, e que está sendo feito para obter resultados bons para seu futuro.

Caso sinta necessidade de mudá-lo, mude. Uma dica importante é não ficar esperando para começar a estudar, e o seu plano ajudará nessa tarefa, pois existirão metas a serem alcançadas.

Para que seu plano seja eficiente e tenha resultados positivos, você vai precisar levar a sério e manter o foco. Criar um plano de estudos é muito importante, mas acompanhá-lo e fazer alterações quando necessário é mais importante ainda.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também possam aprender com elas.

Se você se interessa por assuntos como o que abordamos neste artigo, e quer receber insights diariamente sobre agilidade e métodos ágeis, siga o Heitor em seu Instagram @hroriz

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.