A base que o Agilista precisa ter

Um ponto importante para ser destacado é: nenhum CEO, dono de empresa ou empresário contrata um Agilista só para fazer gestão de projeto.

Eventualmente pode acontecer de haver uma contratação do profissional para fazer coisas pontuais e pequenas dentro da empresa, mas além de ser algo raro de se ocorrer, quando finalmente o Agilista receber a oportunidade de projetar a transformação de toda uma empresa, ele precisará estar preparado para saber, por exemplo, qual vai ser a topologia organizacional que ele vai utilizar. Portanto, é preciso ter a mente aberta para as possibilidades, mas também entender que humildade é fundamental para quem está no processo de desenvolvimento, aprendizagem e para que se possa crescer na carreira.

Uma pessoa com muito conhecimento é tradicionalmente uma pessoa mais obcecada e metódica, então o profissional que quer atuar como líder e fazer parte de equipes e times de transformação, precisa estar aberto à ideias, oportunidades e entender que a prática da humildade e gratidão não é para qualquer um, mas que desenvolvendo essas habilidades, poderá ser um Agilista de sucesso em toda e qualquer empresa em que atuar.

A parte mais fácil é a de aprender os conhecimentos teóricos e práticos, por isso qualquer pessoa pode se desenvolver no ramo Agile. Não precisa ter experiência e nem ser da área de TI para iniciar uma carreira de Agilista. Pelo contrário, as pessoas que são de outras áreas acabam por performar melhor em seus desafios dentro da agilidade, pois não tiveram as restrições que por vezes as formações técnicas podem decretar aos seus alunos.

O ponto fundamental a ser destacado é: se o profissional quer se destacar na carreira, ele precisa praticar a humildade e a gratidão. Para isso, é preciso ter a mente aberta para assuntos como negócios, gestão empresarial e conceitos de perspectivas mais amplas, para que, com isso, novos e mais líderes também possam ser formados.

A digitalização pode até acelerar o processo de aprendizado, bem como a criação de produtos etc, porém ela não acelera a experiência adquirida, pois essa só se obtêm com o decorrer do tempo, desempenho prático e a vontade de atuar nas reais transformações empresariais.

O ego precisa ser separado da experiência e o Agilista precisa estar ciente de que deve estar sempre evoluindo e desenvolvendo sua inteligência emocional. Em geral, a jornada começa com os aspectos técnicos, mas para se desenvolver e enxergar mais a frente, somente a parte teórica não basta, pois não faz o profissional chegar mais longe. Então, apesar de estar faturando bem, a estagnação profissional pode chegar, independente dos altos salários.

Implementar Scrum ou Kanban não é transformação. O Agilista que quer se destacar precisa ir além do aspecto técnico e da implementação de métodos, processos ou frameworks ágeis. Ele precisa falar a linguagem de diferentes perfis de dentro das empresas e levar a agilidade para dentro dessa realidade, para que possa se destacar com seu método e trabalho efetivo.

Dessa forma, as maiores dicas para os novos profissionais no ramo da agilidade é ter consciência de que deve desenvolver a inteligência emocional, expandir os seus horizontes e sempre colocar em prática a humildade e a gratidão. Podendo crescer sempre e ir além do que o mercado espera. Um Agilista experiente, é um Agilista sábio.

--

--

--

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Massimus

Massimus

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

More from Medium

Minecraft Tutorial #2: Blaze Fireball Modifier

Battlefield 2042 is finally getting a scoreboard 3 months later

Being a Closet ADHD Kid Chapter 1