A gestão lean e seus conceitos

Massimus
2 min readMar 15, 2022

--

Primeiramente, para desmistificar o termo “gestão”, é preciso entender que ela pode acontecer em qualquer ambiente: seja na cozinha de um chef, em uma empresa de móveis planejados ou para organizar o seu dia a dia. Gestão é como você administra algo: sua rotina de estudos, trabalho e lazer, por exemplo. Como consequência, por trás de toda gestão existe a administração, que é a ciência na qual se baseia a gestão. Essa ciência, além disso, é conhecida por dar fundamento às empresas atuais — então, é preciso contextualizar de que gestão se trata.

A gestão lean significa aplicar os conceitos lean em cima de algo qualquer que será ou está sendo feito — veja que “lean” é a contextualização da palavra gestão. Por outro lado, não existe apenas gestão ágil, pois o conceito se torna vago e não necessariamente explica uma situação. O correto é esclarecer mais ainda a gestão, como gestão ágil de projetos (aplicar a metodologia ágil nos projetos da empresa como forma de administração do setor) ou gestão ágil financeira (aplicar a metodologia ágil no financeiro da empresa como forma de administração do setor).

O termo lean existe há sessenta anos, inclusive é mais conhecido que o termo agile no mercado. Na tradução para o português, lean significa “enxuto’’. Isso quer dizer que a gestão lean tem como objetivo “enxugar coisas”, o que faz o profissional seguir nessa linha de raciocínio com o pensamento lean: enxugar desperdícios para gerar valor e equilíbrio na empresa. Um exemplo é não produzir nada em excesso para criar valor naquele objeto/serviço, e demandar a capacidade da equipe, quer dizer, não permitir que eles fiquem ociosos e também não permitir que eles trabalhem além do necessário.

Além disso, é importante dar autonomia para as pessoas no processo produtivo, para que esse processo possa evoluir e melhorar. Qualquer desperdício afeta diretamente no valor do produto, pois exige mais comprometimento da equipe e gera, talvez, um produto de qualidade inferior.

O lean aplicado no Scrum e no Kanban requer bastante compromisso com a agenda e, principalmente, com o Daily Scrum. É preciso fazer a coisa certa, planejar o seu dia e manter a organização, pois é disso que se trata a gestão lean: evitar desperdícios e prezar pela qualidade final do produto, além de buscar um processo equilibrado de produção.

--

--

Massimus

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.