Coaching profissional para o Agilista

Massimus
3 min readDec 20, 2021

O Agilista deve dominar seis áreas de conhecimento para que tenha alto nível de desempenho em suas áreas de atuação, sendo elas: coaching profissional; liderança; ensino e facilitação; gestão ágil de projetos e produtos; agilidade de negócios e autoconhecimento. Dentre esses pontos, cabe a abordagem e o detalhamento de cada assunto. Portanto, o tópico coaching profissional será abordado de forma mais aprofundada neste artigo.

É necessário estabelecer que o estado emocional do Agilista é extremamente relevante para a evolução e o sucesso estejam presentes na carreira desse profissional, visto que o bem estar, o equilíbrio emocional e todas essas características pessoais, por mais particulares que sejam, influenciam diretamente na forma de lidar e reagir às situações e dilemas do dia a dia.

O gestor de uma empresa ou organização foca e busca resultados, e isso não necessariamente está relacionado com o quanto a equipe trabalha, mas sim com a qualidade do trabalho e do resultado gerado. Gerenciar um time de forma a extrair o máximo potencial desse grupo é um dos papéis desempenhados pelo coach.

O coach é o profissional focado no desenvolvimento de pessoas e equipes. Esse papel de coach dentro de organizações surge para ensinar as pessoas a se desenvolverem e também para desenvolver as pessoas.

O objetivo é desenvolver pessoas para então gerar resultados, portanto o coach não vai falar para um indivíduo o que fazer, pois assim estaria afastando a oportunidade dele de aprender. O coach é o indivíduo qualificado a fazer perguntas certas e poderosas, ou seja, aquele que faz com que a pessoa em processo de aprendizado e transformação entre em introspecção e reflita sobre aquele questionamento direcionado a ela.

Dentre as atribuições desempenhadas pelo coach está, inclusive, a de ajudar as pessoas a esclarecerem seus próprios pensamentos, criarem conexões de acordo com as informações que estão recebendo, trazer à tona e entender seus bloqueios, os pontos de autossabotagem etc, para que assim, tenha mais clareza para discernir seus pensamentos, bem como seus ponto fracos e fortes.

A indústria 4.0 exige um profissional cada vez melhor qualificado e preparado. Especialmente um profissional que esteja apto a identificar e ajudar outras pessoas a reconhecerem seus próprios padrões de pensamento e comportamento, aspectos que podem gerar bloqueios no indivíduo, podendo então, a partir de uma ressignificação, transformá-los.

Um papel também importante na rotina do coach ao desempenhar o coaching profissional é o de observador, pois o profissional que sabe que não foi contratado por uma empresa para ajudar ou, em determinadas circunstâncias, salvar uma pessoa ou empresa, deve saber também que não deve julgar uma equipe ou uma ação.

Para que o Agilista desenvolva o autoconhecimento em equipes ou nos profissionais com quem tiver a chance de trabalhar, é necessário primeiramente que ele se auto conheça. Para ter pessoas disciplinadas no time, é preciso que o Agilista seja disciplinado. Portanto, o Agilista só vai conseguir desenvolver características em uma equipe que ele já tenha consolidadas em si.

Portanto, quando se fala de coaching profissional, se fala do profissional que vai fundo nas questões mais delicadas, tanto individual quanto pessoalmente, e trabalha para que a equipe se auto conheça como time e como indivíduos. É o indivíduo que vai auxiliar e propagar no processo de autotransformação necessário para que o objetivo estabelecido seja atingido.

O Agilista precisa ir além dos aspectos técnicos, que claramente são fundamentais, porém não são os únicos pontos relevantes para o sucesso na carreira Agile. Além dos conhecimentos técnicos, o Agilista precisará desenvolver o autoconhecimento não somente em si, mas também nas equipes em que trabalhar. E esse processo de desenvolvimento e conhecimento é primordial no quesito coaching profissional.

--

--

Massimus

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.