Como os Agilistas podem suprir a demanda latente do mercado?

Massimus
2 min readSep 1, 2022

Basta procurar por “Agilista” em plataformas de trabalho como o LinkedIn para encontrar milhares de vagas sendo ofertadas todos os dias, em grandes empresas, com salários altos e um combo de benefícios para o colaborador que por vezes, se estende até para sua família.

Isso porque, principalmente num período pós-pandemia que provocou mudanças no comportamento da sociedade e nas relações de trabalho, todas as empresas estão passando por processos de transformação e precisam de orientação, planejamento e ação. E esta é a função do Agilista, reestruturar a cultura da organização através de métodos, frameworks e processos ágeis.

Por outro lado, é comum ouvir profissionais da área se queixando de não conseguirem uma oportunidade de trabalho após meses de procura, o que nos leva a concluir que essa conta não fecha, pois, se há uma alta demanda de Agilistas no mercado, por que ainda existem profissionais que não recebem uma chance para atuar na área?

Uma das explicações para esse fenômeno poderia ser a localização das empresas de tecnologia, que estão concentradas na capital de São Paulo e região Sul do Brasil,porém, grande parte das vagas abertas permite a atuação remota do colaborador. É possível até mesmo prestar consultorias para empresas fora do país, sem sair de casa, através de videoconferência. Então, não é necessário morar nos maiores centros urbanos para trabalhar como Agilista.

Outro ponto, seria a falta de experiência dos profissionais recém capacitados, que não possuem os conhecimentos necessários para suprir as necessidades que a empresa de grande porte tem, entretanto, muitas empresas oferecem oportunidades para Agilistas, Scrum Masters, Product Owners, ainda que estes não tenham muito tempo de atuação na área.

O motivo que faz estes profissionais serem escolhidos para preencherem as vagas é simples, eles se destacam por suas Soft Skills, em tradução livre, Habilidades Interpessoais.

São pessoas que desenvolveram autoconfiança e inteligência emocional suficiente para ter uma boa postura e presença durante a entrevista para o cargo, demonstram ter atitude e força de vontade para a execução dos projetos na empresa.

Portanto, apenas certificações e habilidades técnicas não são o suficiente para mostrar a uma empresa que você é o Agilista ideal para transformar a organização. Se faz necessário trabalhar o Autoconhecimento e outras Soft Skills que contribuem para seu crescimento não apenas profissional, mas também pessoal.

--

--

Massimus

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.