O Agile Coach está mesmo fazendo coaching?

O Coaching Profissional é uma das cinco áreas de conhecimento necessárias para uma boa atuação do Agilista. Uma área de conhecimento é formada por um conjunto de conceitos, modelos e métodos — e você precisa conhecer todas elas. Após conhecer as áreas e um pouco do diferencial de cada uma delas, é necessário “escolher” uma para seguir mais profundamente e seguir na carreira.

Essa área é de extrema importância pois busca desenvolver pessoas, além de adquirir informações de outras áreas de conhecimento. O especialista em Coaching Profissional ajuda os clientes a criarem planos de metas e propósitos de forma individual, ou seja, cada cliente possui uma abordagem pensada especialmente para ele — isso torna o trabalho um grande gerador de valor para seus serviços.

A questão acerca de como esses profissionais têm deixado a desejar é o que auxilia, também, na descredibilização do Agilista. Geralmente, para os profissionais que possuem o lado técnico mais forte, voltado para a teoria básica, é indicado desenvolver outras habilidades — como as soft skills, criatividade, liderança, atitudes e pensamentos positivos, flexibilidade etc — para que não se torne mais um “entendido do assunto” comum (e batido) no mercado de trabalho.

Fazer coaching — aplicar método de coaching — demanda bastante responsabilidade com as pessoas, pois, se você tiver muitas informações e prática, você pode ajudar os outros a ressignificarem valores e crenças adquiridas ao longo da vida. Para isso, é inaceitável não possuir ótimas ferramentas avançadas e modernas, e isso envolve também uma postura diferente da dos outros profissionais. Alguns pontos os livros e teorias não conseguem te ensinar de fato, como influenciar e ensinar pessoas, ser um bom líder, desenvolver indivíduos etc; para tal, exige-se prática e experiência.

Um bom Agile Coach sabe fazer perguntas certeiras e agir de maneira consciente, de forma a guiar as pessoas a descobrirem as próprias respostas e perceberem suas falhas sozinhas. Exercitar o lado direito do cérebro, relacionado aos conceitos de arte e imaginação, é uma atividade aliada para esse processo. Lembre-se da importância de conhecer as cinco áreas de conhecimento (se você não as conhece, pode ler aqui: https://blog-massimus.medium.com/a-banaliza%C3%A7%C3%A3o-do-agile-coach-por-que-aconteceu-fde5bf9a863c) essenciais para o Agilista — procure desenvolver, sempre, o autoconhecimento, além da área que você pretende progredir.

--

--

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Massimus

Massimus

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.