O profissional mais desejado pelo mercado de trabalho

Quando se fala em Agile Coach ou Agilista, se fala de um profissional do futuro vivendo no presente. Aquele que leva a mudança e a digitalização para dentro das empresas. O Agile Coach é o profissional que vai levar uma curadoria sobre transformação, nova gestão e Agile para dentro da empresa que ele atua para ajudar a transformar a empresa. E para fazer isso, ele pode atuar no âmbito corporativo ou de uma equipe, duas equipes, três equipes ao mesmo tempo, dependendo do contexto.

O objetivo desse profissional é ir para dentro das empresas para transformar e quebrar as amarras da gestão tradicional de dentro das empresas, atuando seja em níveis de equipe ou em níveis mais estratégicos, e ajudar a empresa a “virar a chave” para o digital, ajudando as empresas a perceberem a realidade do Século XXI e criando uma governança pautada nos métodos ágeis, principalmente no Scrum.

Esse profissional ágil é ferramentado para fazer essas mudanças dentro das empresas. Então, um Agile Coach pode ser contratado para ajudar a abordar os clientes de uma forma diferente; para a vender os produtos de forma diferente; descobrir novos produtos tanto para novos clientes quanto para clientes já existentes e consolidados. O papel do Agile Coach é estratégico, para que possa atuar em diversos contextos e de diversas formas, dependendo das necessidades de cada empresa e de cada contexto.

Dessa forma, com a digitalização, observa-se que o mercado está se adequando a novos modelos de negócio e com isso está em recuperação, uma vez que atinge clientes de maneiras diferentes e oferta produtos de diversas formas também.

Quando as empresas entendem que o “novo normal” veio para ficar; entendem que realmente as pessoas podem ser produtivas de casa; aprendem que é possível ter uma governança digital distribuída, basta ter processo e não deixar as pessoas de lado; nesse momento, então, vê-se a capacidade do mercado de se recuperar, se readequar a uma nova realidade e das empresas se reinventarem.

Como as empresas continuam operando, mesmo que de formas diferentes e inusitadas, na continuidade da operação precisa-se, mais do que nunca, de governança de processo, de flexibilidade, de adaptabilidade etc, e quem leva esses pontos para dentro das empresas é o Agile. Comprovando que o mercado como um todo precisa e muito do Agilista, porque é ele quem vai levar a flexibilidade aos processos empresariais.

--

--

--

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Massimus

Massimus

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

More from Medium

#meetyourmaker PART 4: MAGWAI

Is Hunter Call of the Wild Cross Platform? [PC, PS4, Xbox One]

$STAR — Getting to know the Token and its Use cases

You Drag Them With You