O que os CEOs aprenderam com a pandemia e o que esperam de 2021?

Home office

Já não podemos mais ouvir falar da realidade em que vivemos, “o novo normal”.
O ano já virou, e ao contrário do que pensávamos em março de 2020, a pandemia ainda nos rodeia. Estamos saturados de tanto ouvir falar sobre o vírus, seus impactos de escala global e de como todas as estruturas da sociedade foram abaladas com sua chegada e estadia insistente.

Sem abordar a catástrofe causada pela pandemia em nossas vidas e rotinas pessoais, e sim, tocando no ponto das mudanças irreparáveis que vieram com ela — pode-se dizer que virou de “ponta cabeça” o mundo corporativo e quebrou muitos paradigmas. Aqui vamos trazer uma breve previsão, do ponto de vista dos CEOs sobre como 2021 continuará navegando pelas águas caóticas que ainda correm desde 2020. E, é claro, como podemos nos preparar para enfrentar os desafios que nos foram deixados.

Todas as tendências que esperávamos para o futuro se juntam agora às expectativas que criamos ao acompanhar o desenrolar da pandemia, chegam as ‘’novas’’ tendências para os negócios digitais e as que continuarão conosco desde que a realidade mudou. Algumas delas, se consolidam depois de algum tempo já estando à vista das organizações, como a adaptatividade constante e infraestrutura cada vez mais moderna. Mas isso, estávamos nos adaptando desde a chegada da pandemia, que nos forçou a implementar em nosso dia a dia de trabalho cada vez mais ferramentas e hábitos que não usávamos antes. A chegada do home office, reuniões em meios digitais e ausência de olho-no-olho. Outras como novos comportamentos de liderança, o foco no cliente e o CEO empreendedor que finalmente chegam ao topo de nossas prioridades, visando a mudança na estrutura, liderança e na forma como realizamos os processos dentro das empresas, que há muito já deveria acontecer.

Segundo pesquisa do Gartner, 48% dos funcionários trabalharão remotamente após a pandemia, crescimento considerável em comparação com os 30% no mundo pré-pandêmico. Com isso, esperamos que também cresça cada vez mais a automação de processos, visando agilidade e resultando em respostas cada vez mais rápidas. E notáveis também são as habilidades digitais sendo prioridade para equipes como um todo, deixaram de ser essenciais apenas para profissionais voltados à área de tecnologia e agora, devem ser uma constante entre membros de times dentro das empresas, e servirão como diferencial para quem quiser se destacar, ou até, permanecer no mercado.

Mesmo que estejamos separados por áreas de atuação, o mundo inteiro encontra-se atuando em um mesmo meio: o das incertezas. Podemos esperar mudanças, mas é como diz o antigo ditado no qual nunca achamos que iríamos estar inseridos, somos todos ‘’cegos em tiroteios’’. A chave para não começar o ano entre os mais de 13 milhões de desempregados no país, é estar pronto para se adaptar! Estar alerta às exigências do mercado, que nos obrigam a não só conhecer temas como sustentabilidade e digitalização, temos todos a obrigação de sermos experts neles!

A palavra da vez para os executivos, definindo bem o que foi aprendido ao longo de 2020 e, consequentemente, que dita o ritmo dos negócios em 2021 é nada mais, nada menos que: cliente. O ano que chega tem de ser aproveitado para consolidar as mudanças implementadas e correr atrás do prejuízo. Sendo assim, precisamos que o consumo mantenha um ritmo constante, para que seja possível recuperar-se do baque deixado pelo ano que se passou.

Por fim, em um balanço otimista sobre o legado de 2020, certamente fica a lição de não podermos mais subestimar nossa própria capacidade de trabalhar sob pressão e lidar com o medo de não saber o que será no dia de amanhã. A gestão de crise nunca foi tão necessária, e todos nós aprendemos por conta própria o peso dessa palavra, e como carregá-la conosco durante doze meses. Espera-se tanto de gestores quanto de colaboradores que estejam usando de suas visões mais humanas para lidar com o momento incerto em que estamos vivendo. Podemos esperar que o cenário ao final de 2021 já seja completamente diferente do cenário em que estamos atuando em seu início, se estivermos todos prontos a acompanhar o ritmo e seguir a maré para novos caminhos, será mais uma etapa concluída com sucesso. Para isso: mente aberta e pronta para transformar e ser transformada!

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store