Qual a Diferença de Método Ágil e Framework Ágil?

Qual a Diferença de Método Ágil e Framework Ágil?

Quando estamos falando do universo ágil e de todas suas diretrizes e ramificações, existem alguns termos que podem fazer toda a diferença, e por isso vamos abordar nesse artigo, a diferença entre os dois.

Afinal, o que é um método?

O Guia Oficial do Método Kanban traz uma explicação que descomplica a explicação, e explica de forma objetiva: Um método é um processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação e apresentação. Já a Metodologia é um conjunto de métodos organizados para um fim específico.

Diferentemente do que veremos com os Frameworks, os métodos e as metodologias contêm fluxos e processos de trabalho prescritivos e definidos, incluindo funções e responsabilidades.

E quanto ao Framework? Qual seu significado?

Quando estamos falando de métodos ágeis, um framework de processos é uma metodologia incompleta — um conjunto de andaimes que se destina a ter uma aplicabilidade mais ampla, mas requer personalização para cada contexto, a fim de preencher as lacunas em falta. Ou seja, você sabe o que fazer, mas ao decorrer do processo, o trabalho vai sofrendo transformações e mudanças por si só.

Scrum, método ou framework?

O Scrum é considerado um framework ágil. Podemos dizer que o Scrum é um framework para desenvolvimento de produtos complexos, baseados na adaptação, interatividade e entrega de valor incremental. Ou seja, a aplicabilidade do Scrum vai se transformando e se moldando conforme a interatividade e interações vão acontecendo.

Por que o Kanban é um método e não um framework?

A definição do Kanban trata-se antes de tudo, de um método ou de uma abordagem de gestão que deve ser aplicada a um processo ou método de trabalho já existente.

Kanban tem a intenção de ajudá-lo a gerenciar melhor o trabalho e melhorar a prestação de serviços ao ponto de atender consistentemente as expectativas dos clientes. Kanban é um meio para melhorar o que e como você já faz as coisas, e não um substituto.

O que é o método Kanban?

O Método Kanban é um conjunto de princípios e práticas que foram observados em iniciativas Kanban de sucesso em todo o mundo. Desde o seu início, ele se desenvolveu e amadureceu como uma abordagem eficaz para as organizações alcançarem maior agilidade nos negócios. O Método Kanban abraça a mudança constante inerente à gestão do trabalho do conhecimento e permite que TI, serviços financeiros, seguros e organizações globais se tornem mais colaborativas, unificadas e produtivas em face das crescentes pressões competitivas e caos organizacional.

Se você se interessa por assuntos como o que abordamos neste artigo, e quer receber insights diariamente sobre agilidade e métodos ágeis, siga o Heitor em seu Instagram @hroriz

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.