Quem pode ser Agilista?

As áreas bases de conhecimentos do Agilista são: gestão ágil de projetos; liderança, ensino e facilitação; agilidade de negócio; coaching profissional e autoconhecimento. Sendo esta última a mais complexa, pois, apesar de não ser uma área técnica, ainda é muito subestimada. No entanto, todas essas áreas podem ser aprendidas e desenvolvidas. Qualquer profissional, a priori, tem condições e capacidade cognitiva de expandir e fortalecer essas áreas.

No entanto, existe um profissional que é muito especial e diferente, pois ele tem uma característica muito importante que é o fator diferencial para outros profissionais. Essa característica é o incômodo. Ou seja, qualquer um que se sinta incomodado na posição que está atualmente, sente necessidade de mudança e/ou quer mudar e transformar urgentemente a conjuntura de sua vida, não só pode, mas deveria ser um Agilista.

O profissional que está incomodado com a sua profissão, com a sua carreira, com as condições de vida e de trabalho em que se encontra, vai fazer o necessário para adquirir conhecimento, para fazer uma migração de carreira, para mudar a sua situação e atingir um novo patamar. Como diz a famosa frase de ditado popular: “mar calmo nunca fez bom marinheiro”, ou seja, fases de incômodo e desconforto são importantes para que façam as pessoas se movimentarem e buscarem melhores oportunidades, podendo evoluir não só como pessoas mas também como profissionais.

Quando se entende que o dinheiro é consequência de algo que se faz com paixão, fica mais fácil compreender que quanto mais uma pessoa está envolvida com o trabalho ou área que atua por sentimentos bons e de conexão, mais perto da evolução e do sentimento de satisfação esta pessoa estará, visto que terá as áreas da sua vida mais alinhadas aos seus propósitos. Nem sempre é possível trabalhar com ou nas áreas que sente identificação, porém sempre é possível buscar melhores oportunidades de se aproximar de atividades que agreguem e deem sensações de prazer e felicidade, afinal trabalhar com algo que não traz satisfação pode ser, de uma forma ou de outra, tóxico e prejudicial a todos que se encontram nessa realidade.

A sensação de incômodo que realmente traz mudanças é aquela que DÓI. Estar incomodado não é sinônimo de insatisfação. Estar incomodado é um sentimento agudo, sofrido, angustiante. É quando a situação atinge limites extremos e que fazem as pessoas se colocarem em movimento para que possam ir atrás de mudanças. Achar que precisa mudar ou achar que a situação poderia ser diferente não é estar incomodado. A pessoa que está incomodada age sem refletir muito, visto que a situação que se encontra é tão inconveniente e perturbadora que a única opção é tomar uma atitude e se mover para sair deste contexto. O incômodo força as pessoas a saírem da zona de conforto e a fazerem o que for necessário para mudar e evoluir.

O incômodo profissional associado à vontade de mudar traz perspectivas positivas para quem procura novas oportunidades e, assim, possa até desenvolver novas paixões e conexões, pois o incômodo move e isso pode levar à descoberta de caminhos nunca antes explorados. Sabendo desenvolver e trabalhar essas novas descobertas, pode surgir um Agilista que irá se destacar da concorrência por ser um profissional diferenciado e fora da zona de conforto.

--

--

--

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Massimus

Massimus

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

More from Medium

The emergence of modern innovation ecosystems

Artist talk with Rae Sheridan

Welcoming the New

STATE OF THE SOUTH 2022–2023: TRUE SOUTH