O novo perfil desejado pelas empresas: afinal, quem é o Agente de Transformação?

Agente de Transformação
Agente de Transformação

Crescimento exponencial, maximização de resultados, aumento da produtividade, otimização dos processos e solução de problemas complexos que “travam” o ambiente de trabalho e deixam as organizações lentas e burocráticas. Objetivos que só podem ser alcançados com a Transformação Organizacional e utilização de métodos ágeis e frameworks, como por exemplo o Scrum.

Mas quem está por trás da transformação organizacional? É sabido que os obstáculos que são encontrados na implantação de uma nova cultura, gestão, governança e até mesmo de metodologias ágeis não serão derrubados do dia para a noite, mas o que precisamos destacar é que eles também não cairão sozinhos.

Um profissional será o responsável pela idealização, liderança e prática da real Transformação. Mais do que isso, será o responsável por tornar tudo isso um constante trabalho de melhoria contínua com uma equipe motivada e engajada. Esse profissional sabe o seu valor de gestor, de líder; mas acima de tudo, valoriza sua equipe e sabe que para isso, não há mais espaço para poderes centralizados. O time funciona como uma engrenagem bem ajustada quando há uma gestão moderna, governança adaptativa e um propósito bem definido. Todos trabalham pela mesma causa quando o foco é claro e comum a todos. Há transparência e acima de tudo, confiança durante todo o processo feito em equipe.

Saber lidar com todos os desafios do processo de transformação na cultura e no ambiente organizacional requer sabedoria e jogo de cintura, mas sabemos que apenas pelo fato de propor uma mudança desse porte, além dessas duas características, esse profissional tem que ter muita coragem. E entrando para a lista de habilidades essenciais, é necessário saber conduzir com persuasão a mudança profunda de mindset de sua equipe e demais colaboradores. Sabemos que a pergunta ‘’o que é Transformação Organizacional’’ pode ser difícil de responder, e ainda mais difícil de implementar quando não há concordância da equipe como um todo. Para isso, é necessário que o Agente entre em ação e faça esse processo ser transparente e menos desafiador para a empresa, que apresente desde sua ideia até os impactos que implementar a Transformação organizacional terá no dia a dia das pessoas. Porque é isso que todos os colaboradores querem saber: o que ganharemos com toda essa mudança?

O grande trunfo do Agente de Transformação é trazer a corporação para o século XXI, para a nova economia. Planejar, propor e medir as mudanças com resultados reais. É o líder de uma gestão moderna que resgata a empresa das amarras da burocracia arcaica, fortalece valores institucionais embasados em conceitos atuais, ágeis e digitais e, acima de tudo, impulsiona a empresa para um nível de resultados exponenciais.

Os benefícios gerados pelo processo de Transformação da cultura organizacional são positivos para todos: tanto para empresa em si, quanto para os colaboradores. Valorização da inovação e experimentação, mudança de direção em nível organizacional — agilidade de negócio — mudança do foco de comando e controle para transparência e confiança, motivação dos colaboradores e não menos importante: resultados mensuráveis removendo desperdício na gestão.

O Agente de Transformação é um life long learner raiz, uma pessoa com sede de conhecimento e fome de se manter constantemente atualizado. Ele permite manter-se na vanguarda dos conceitos da modernização corporativa, pois sabe que o futuro exige isso. Além de ser um profissional antenado com o que acontece no Brasil e no mundo, possui conhecimento da nova economia, gestão e governança e sabe que precisa ter as ferramentas certas para iniciar uma mudança significativa e eficiente em cada situação.

Diante da necessidade de novos horizontes, vemos o crescimento da demanda por metodologias ágeis e frameworks como o Scrum. Cada vez mais empresas dependem de um líder visionário, com espírito servidor e bagagem para que seu trabalho engaje igualmente equipe e C-levels, trazendo resultados positivos. Nesse ponto, o estudo constante com cases reais, habilidades e experiências em Transformação Ágil e Transformação Digital, são degraus importantes que alimentam e engrandecem um Agente raiz para que ele conduza o processo de Transformação Organizacional de uma corporação de forma adaptativa e fluída em passos precisos na direção ao sucesso e reconhecimento.

Espero que esse artigo tenha te ajudado e sinta-se convidado para participar da nossa websérie gratuita sobre o Agente de Transformação de 7 a 10 de dezembro de 2020:

A Massimus é uma empresa que realiza treinamentos oficiais pela Scrum Alliance e oferecemos soluções Scrum através de Agile Coaching e Mentorias.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store